Sobre o Mapeamento Cultural do Maranhão

O Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) aderiram ao Mapas Culturais, um software livre que pode ser adotado gratuitamente por qualquer cidade ou estado, desenvolvido pelo Instituto Tim para reunir informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais por meio de uma ferramenta colaborativa, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais do Maranhão.

A plataforma está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) e contribui para que os gestores públicos realizem alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura. No Maranhão, ela está sendo utilizada para consulta e inscrição nos editais da Lei Aldir Blanc, lançados pelo Governo do Estado.

As bases para o desenvolvimento do projeto foram lançadas no Encontro Mapas Culturais, em julho de 2013, que reuniu agentes culturais de vários países da América Latina e do Ministério da Cultura para discutir a criação de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais, gestão cultural e geração de indicadores.

Para contato sobre dúvidas, sugestões, por favor, utilize o endereço: ascomculturam@gmail.com.

Realização

Secretaria de Cultura do Maranhão

v